Guia do plano de negócios: entenda quando é feito e as 5 etapas essenciais para montar um 

O plano de negócios é uma ferramenta importante para estruturar o empreendimento. Saiba quando e como elaborar o seu!

Um plano de negócios é um documento que descreve a visão e a estratégia de uma empresa, além de detalhar as operações, os objetivos e as projeções financeiras.

Ele é fundamental para qualquer empreendedor que deseja transformar uma ideia em um negócio bem-sucedido. Neste guia, vamos explicar quando é feito um plano de negócios e apresentar as cinco etapas essenciais para a sua elaboração.

Desde a definição do público-alvo e da proposta de valor até a análise do mercado e a definição do modelo de negócio, passando pela estruturação financeira e pela criação do plano de ação, este guia vai ajudá-lo a montar um plano de negócios completo e eficiente. Confira!

Quando é feito um plano de negócios?

Um plano de negócios é geralmente feito no início de um empreendimento, antes da abertura oficial da empresa.

Ele é uma ferramenta essencial para ajudar o empreendedor a definir e estruturar o seu negócio para minimizar riscos e maximizar oportunidades. Além disso, o plano de negócios é utilizado para convencer investidores, parceiros e clientes sobre a viabilidade e a solidez do empreendimento.

Porém, o plano de negócios não é apenas útil para novos negócios. Empresas já estabelecidas também podem se beneficiar ao fazer um plano de negócios, principalmente quando há mudanças significativas no mercado, na estrutura organizacional ou na estratégia da empresa.

Nesses casos, o plano de negócios é uma ferramenta fundamental para avaliar a situação atual e estabelecer um novo rumo para a empresa.

5 etapas para montar um plano de negócios

Montar um plano de negócios pode ser essencial para o desenvolvimento da sua empresa.

Pensando nisso, separamos algumas etapas que você pode seguir na hora de elaborar o seu, confira a seguir:

1- Definição do público-alvo e da proposta de valor: 

Nessa etapa, é importante definir quem é o público-alvo do negócio, quais são as suas necessidades e como a empresa irá atendê-las de forma única e diferenciada.

É a oportunidade de definir a proposta de valor, ou seja, o que a empresa oferece que a diferencia dos seus concorrentes.

2- Análise do mercado e da concorrência: 

Aqui, é preciso avaliar o mercado em que a empresa está inserida e entender quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Essa análise deve ser feita com base em dados e informações objetivas, e é fundamental para definir a estratégia da empresa.

3- Definição do modelo de negócio: 

Com base nas informações coletadas nas etapas anteriores, é hora de definir o modelo de negócio da empresa. Essa definição inclui a descrição dos produtos ou serviços oferecidos, a forma de comercialização, a estrutura de custos e as fontes de receita.

4- Estruturação financeira: 

É preciso fazer uma projeção financeira da empresa, incluindo as estimativas de receitas, custos e lucros ao longo do tempo. Isso inclui a análise de investimentos necessários, prazos de retorno e necessidades de capital de giro.

Leia mais: 5 maneiras de identificar problemas de contabilidade em sua empresa

5- Plano de ação: 

Por fim, é preciso elaborar um plano de ação para colocar o negócio em prática. O plano de ação deve descrever as ações concretas que serão tomadas para implementar a estratégia definida, incluindo as etapas a serem cumpridas, os responsáveis por cada tarefa e os prazos para execução.

Vencendo a crise da COVID-19 a cada dia junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contdias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp