Quem possui uma clínica ou consultório dedica-se à complexa missão de garantir a saúde de pessoas que chegam aos seus cuidados. Ao assumir por objeto de trabalho o cuidado com a vida, a responsabilidade que recai sobre o médico é muito grande.

Via de regra, um profissional da medicina decidiu por uma vida dedicada à ciência e aos estudos pertinentes à realização cotidiana da profissão, que demanda muito conhecimento e aprimorações constantes.

Dessa forma, pouco é o tempo livre que esse profissional dispõe para se dedicar ao aprendizado de atividades complexas e burocráticas da gestão de um empreendimento.

Confira, nesse post, 5 dicas de gestão financeira para sua Clínica ou Consultório infalíveis para o sucesso de seu empreendimento.

O que é gestão financeira?

Uma gestão financeira para clínica bem estruturada  reúne estratégias  que visam promover melhorias no controle, análise e planejamento para todas as operações envolvendo o capital de giro e o patrimônio da empresa.

Isso resulta  numa consciência plena sobre os créditos e os débitos da empresa e possibilita ações com foco na maximização da lucratividade por meio da implementação de processos.

“Mas de que forma a gestão financeira pode contribuir para melhorar o desempenho de clínicas ou consultórios?” Você pode estar se perguntando. Para responder a esta pergunta vale destacar os seguintes aspectos:

  • Implementação de um calendário tributário;
  • Definição de metas financeiras;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Gestão de estoque e insumos;
  • Controle de custos operacionais.

Confira, agora, por via de quais mecanismos a gestão financeira para clínica ajuda a sua empresa.

Como funciona a gestão financeira para clínica ou consultório?

Trabalhar com finanças de modo planejado contribui para a prevenção de falhas operacionais – ou mesmo a falta de conhecimento – podem comprometer a organização econômica de sua clínica ou consultório.

Isso significa direcionar investimentos de modo estratégico, prever sazonalidades do segmento e desenvolver projetos de gestão tributária.

Esses pilares garantem que tudo ocorra com um timing lucrativo: compra de insumos, redução de custos, investimentos em estratégias e campanhas de vendas, liquidação de impostos, dentre outros.

Acompanhe, agora, algumas instruções valiosas para uma boa gestão financeira para a sua clínica ou consultório.

Dicas de gestão financeira para sua clínica ou consultório

Na hora de assegurar que sua clínica trabalhe com lucratividade e eficiência no desempenho de  suas atividades cotidianas, algumas ações serão fundamentais para que a sua clínica ou consultório seja mantida em uma condição de organização e lucratividade constante.

Isso garante a realização de progressos operacionais e investimentos na expansão dos negócios. Confira a seguir algumas dicas de gestão financeira para sua clínica ou consultório!

1-Controle o Fluxo de Caixa

Muitas vezes subutilizada, a gestão do fluxo de caixa é uma estratégia de gestão das finanças fundamental para o bom desempenho de um empreendimento. 

O fluxo de caixa registra em detalhes todas as entradas e saídas de capital de um empreendimento e controla todo o saldo disponível tanto em contas bancárias quanto nos caixas – ou cofres – da empresa, é a ferramenta basilar para a organização do desempenho financeiro de sua clínica ou consultório.

Leia mais: Aprenda o que é fluxo de caixa e por que é importante para a sua empresa

2-Mantenha um fundo de reserva

As empresas podem passar por momentos de baixas temporadas ou adversidades imprevisíveis, como manutenções de emergência ou danos a equipamentos, por exemplo.

Em clínicas e consultórios a realidade não é diferente e, logo, criar um fundo de reserva é uma medida estratégica para gerir situações de crise. 

Assim, previne-se a retirada de  dinheiro para sustentação dos custos básicos de funcionamento ou extrair do faturamento mensal, o que pode gerar contas no vermelho para o empreendedor.

3-Realize a gestão do Estoque

Estabelecimentos hospitalares trabalham com um fluxo muito elevado de consumo de materiais e insumos.

Dessa forma, o controle de estoque deve acontecer com precisão cirúrgica. Isso porque reduzem o consumo negligente de insumos, evita surpresas como escassez de materiais básicos ou vencimento de validade de produtos, por exemplo. 

A gestão do estoque é fundamental tanto para a saúde financeira quanto para o bom atendimento em uma clínica ou consultório.

4-Planeje a precificação com cuidado

Um  estabelecimento de saúde é uma empresa e, como tal, precisa saber o seu devido valor de mercado para emplacar uma quantidade satisfatória de vendas e a preços bem aplicados.

Nesse sentido, é substancial que se saiba realizar o Markup de seus produtos e serviços.

Considere:

  • Despesas fixas;
  • Despesas variáveis;
  • Margem de lucro prevista.

Considere o suporte de um profissional em contabilidade para auxiliar no processo de precificação para sua clínica ou consultório.

Quais as vantagens da gestão financeira para sua clínica ou consultório?

Ao implementar estratégias para melhorias na visão estratégica do campo financeiro de uma clínica ou consultório seu empreendimento observa os seguintes benefícios:

  • Otimização do controle financeiro;
  • Ganhos em produtividade de sua empresa;
  • Otimiza os processos;
  • Mitigação de erros procedimentais;
  • Mais segurança no armazenamento de dados.

Vencendo a crise da COVID-19 a cada dia junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contdias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp