IPTU com desconto: como usar suas notas fiscais para economizar em BH

Moradores de Belo Horizonte já podem acessar o benefício do programa BH Nota 10, que concede desconto de até 30% no valor do IPTU 2026. Mas atenção: o prazo para apropriação dos créditos termina no dia 30 de novembro.

A seguir, entenda como funciona esse desconto, quem pode participar e o que é necessário fazer para garantir o abatimento.

Como funciona o desconto no IPTU pelo BH Nota 10?

Criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o programa BH Nota 10 permite que gastos com serviços contratados na cidade, como academias, oficinas, salões de beleza, cursos, entre outros, se transformem em créditos para desconto no IPTU.

Mas há uma condição essencial: é preciso ter solicitado a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) com o CPF entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025.

Como consultar e apropriar os créditos?

O processo é simples e pode ser feito totalmente online:

1. Acesse o site da Prefeitura de BH.
2. Faça login com seus dados.
3. Consulte o valor de crédito disponível.
4. Vincule os créditos ao imóvel que deseja aplicar o desconto — pode ser de terceiros, desde que cadastrado como coobrigado.

Importante: Apenas pessoas físicas podem participar do programa.

Até quando posso usar os créditos?

O prazo para apropriação dos créditos já está aberto e vai até 30 de novembro de 2025. Após essa data, os créditos expiram e não podem ser utilizados nos anos seguintes.

Além disso, o contribuinte não pode ter débitos com a Prefeitura em 1º de janeiro de 2026, sob pena de perder o benefício.

Quais notas fiscais são válidas?

Somente notas de prestação de serviços (NFS-e) são aceitas. Ou seja, notas de produtos (NF-e), como de supermercados e lojas, não entram no programa.

Por que participar?

Transformar despesas rotineiras em economia é uma forma inteligente de contribuir com a cidade e reduzir seu IPTU. É também um estímulo à cidadania fiscal, pois valoriza empresas que atuam de forma regular.

Fale com a equipe da Contdias para tirar dúvidas e te ajudar a aproveitar esse e outros benefícios fiscais.

Entre em contato agora e veja como utilizar seus créditos corretamente!

Leia também: Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil é aprovada: veja o que muda