Auditoria contábil

A auditoria contábil é um dos serviços mais utilizados para tentar eliminar falhas nos processos internos de uma empresa e, desta forma, mitigar problemas fiscais, reduzir gastos e maximizar a lucratividade do negócio.

No entanto, você que é empresário sabe o que é exatamente uma auditoria contábil? Neste artigo explicaremos o conceito e o funcionamento dessa estratégia de contabilidade tão importante.

Quer aprender mais sobre esse serviço contábil? Então continue com a gente até o final e entenda quais são os benefícios da auditoria contábil para sua empresa.

O que é auditoria contábil e quais seus objetivos?

A auditoria contábil consiste em realizar uma meticulosa análise sobre todo o setor contábil de uma empresa. O foco dessa ação está na revisão de processos internos e disposições legais. Os principais objetivos de uma auditoria contábil são:

  • Investigar processos contábeis, em uma espécie de pente fino;
  • Procurar possíveis fraudes e irregularidades;
  • Identificar a real situação financeira da empresa;
  • Averiguar também a situação legal e fiscal

A apuração de todas essas informações são a base para análise estratégica que um empreendedor precisa fazer a partir desse ponto. Sem uma coleta confiável de dados dessa natureza não é possível garantir a assertividade em sua tomada de decisões.

Auditoria contábil interna vs. externa

Existe duas categorias de auditoria contábil, a interna e a externa. Explicaremos agora as diferenças entre as duas e como cada uma pode colaborar de maneira diferente para o seu negócio.

A auditoria contábil interna é o processo realizado pelos próprios gestores da empresa em questão, ou por algum funcionário. É importante, porém, que no último caso, o funcionário responsável por auditar seja de um setor diferente e independente daquele a ser auditado.

Uma auditoria interna precisa de alguma forma de garantia de imparcialidade para ser confiável. Essa forma de aferir as finanças é geralmente um protocolo periódico de empresas, já que não costuma ter valor documental, justamente por ser feita internamente.

Para se ter uma garantia maior de confiabilidade é que serve a auditoria externa. Ela é feita a partir da contratação de um contador independente especializado nesses serviços.

Essa auditoria independente possui uma comprovação de confiabilidade muito maior. Justamente por isso é que ela é tão utilizada como demonstrativo para instituições financeiras e para a captação de investimentos externos.

Apesar das importantes diferenças no que auditoria interna e externa representam, é crucial que ambas sejam conduzidas de forma precisa e exclusivamente baseada em dados factuais. Qualquer número obtido que fuja disso configura em fraude, e isso é justamente o que uma auditoria contábil busca combater.

Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão contábil

Benefícios de uma auditoria contábil

Dentre os benefícios que a auditoria contábil pode trazer, podemos destacar os seguintes:

  • Gerenciamento eficiente das finanças;
  • Correção de práticas irregulares;
  • Erradicação de falhas administrativas;
  • Fortalecimento econômico e ganho de confiabilidade como empresa e marca;
  • Mais assertividade na tomada de decisões

Como fazer uma auditoria contábil na sua empresa

Agora resta saber como colocar em prática essa estratégia dentro da sua empresa.

Veja a seguir os passos para se realizar uma auditoria contábil interna.

Mapeie processos

O mapeamento de processos é um passo crucial da auditoria contábil. Ele é responsável por dividir todas as etapas do processo e identificar as falhas internas da sua empresa, seja em operações cotidianas ou em registros administrativos.

É nesta etapa que será feita a organização do fluxo de caixa, sendo necessário, efetuar um grande levantamento de todas as transações financeiras feitas pela empresa, seja de entrada ou saída.

Além disso, é importante revisitar todos os gastos e despesas da empresa e a partir disso, procurar por custos desnecessários que possam ser eliminados.

Defina estratégias

Neste passo é preciso estabelecer planos de ação e definir metas para que os processos financeiros e fiscais sejam otimizados. O foco de uma auditoria é, acima de tudo, tornar sua empresa melhor!

Para isso, é necessário averiguar os principais instrumentos e operações executadas na empresa para compreender os resultados contábeis e detectar a contribuição de cada um para o faturamento da instituição, bem como para as despesas.

Faça testes internos

A partir dos resultados obtidos no mapeamento, as estratégias precisam passar a ser executadas. A etapa de testes é um experimento inicial feito a partir daqui.

Considerando os planos de ação que começaram a demonstrar resultados, faça comparativos iniciais para monitorar o aprimoramento dos processos alterados.

Analise Resultados

Agora que você começou a realizar testes, aguarde um determinado tempo para analisar os resultados e verificar como as estratégias estão impactando positivamente o funcionamento da sua empresa e a produtividade dos funcionários.

É válido ficar atento a resultados negativos e tentar elaborar ajustes.

Conte com serviços especializados para fazer uma auditoria contábil para sua empresa!

Como dissemos anteriormente, uma auditoria contábil externa traz muito mais confiabilidade para o processo. Vale lembrar que, além disso, é muito difícil executar esse processo sem deter um enorme conhecimento prévio acerca de gestão tributária e financeira, e de contabilidade.

Por isso, contar com um auditor independente, que entenda todas as etapas desse processo e domine as técnicas contábeis é a melhor solução para sua empresa.

Vencendo a crise da COVID-19 a cada dia junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contdias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp