CNAE para médicos

Escolher o melhor CNAE médico pode ser uma das atividades mais complicadas e específicas, pois é necessário analisar diversos aspectos.

Dessa maneira, por depender de diversos aspectos específicos, este processo é burocrático e complicado para aqueles que não possuam o auxílio necessário.

Mas afinal, você quer escolher o melhor CNAE para você e não sabe como? Então leia nosso artigo e descubra tudo que você precisa saber! Confira!

O que é o CNAE médico?

Em resumo, o CNAE médico é um código de sete dígitos definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla/IBGE) para todas as atividades relacionadas à medicina.

Principalmente, seu objetivo é permitir ao governo identificar e tributar as empresas conforme o ramo de atividade e o regime de tributação.

Certamente, o CNAE Médico é obrigatório para toda pessoa jurídica que presta serviços médicos, seja uma clínica, um consultório ou um hospital.

Dessa maneira, ele deve ser informado no momento da abertura do CNPJ e também nas notas fiscais emitidas.

Quais são as opções disponíveis do CNAE para médicos?

De fato, existem várias opções de CNAE Médico, conforme a especialidade, o tipo de atendimento e os recursos disponíveis.

Por exemplo, o CNAE 8630-5/03 é destinado à atividade médica ambulatorial restrita a consultas.

Ou seja, para médicos que atendem pacientes externos em consultórios, ambulatórios, clínicas médicas.

Entretanto, já o CNAE 8630-5/01 é para a atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.

Ou seja, para médicos que realizam cirurgias em ambientes equipados para isso.

Em seguida, iremos te apresentar outras opções de CNAEs para  médicos:

  • 8630-5/02 – Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares;
  • 8610-1/01 – Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências;
  • 8610-1/02 – Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências.

Leia também: Controle financeiro para médicos: por quê é importante?

Qual é o melhor CNAE para um médico pagar menos impostos?

Com toda certeza, a escolha do CNAE médico pode influenciar na carga tributária da sua empresa, pois cada código tem uma alíquota diferente de impostos.

Por isso, é importante escolher o CNAE médico que mais se adequa à sua atividade, evitando pagar impostos a mais ou a menos.

A princípio, uma forma de reduzir os impostos é optar pelo Simples Nacional, um regime tributário simplificado e vantajoso para as pequenas empresas.

No entanto, nem todos os CNAEs médicos são permitidos no Simples Nacional. Os que são permitidos estão sujeitos ao Anexo III ou ao Anexo V da tabela do Simples Nacional, que têm alíquotas que variam de 6% a 33% sobre o faturamento.

Encontre o CNAE ideal para sua área na saúde com a Contdias

Na Contdias, sabemos o quão crucial é escolher o CNAE certo para impulsionar sua carreira na área da saúde. Com mais de 38 anos de experiência no mercado contábil, oferecemos serviços essenciais para profissionais como você.

Nossa expertise em Contabilidade para a Área da Saúde é projetada para fornecer suporte em todas as etapas fundamentais do seu negócio. Conte conosco para obter orientação especializada e soluções que impulsionem seu crescimento e sucesso.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (31) 3271-5531 ou chame a gente no clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp