A boa gestão fiscal é fundamental tanto para evitar problemas com o fisco quanto para garantir a saúde financeira de uma empresa. Para tanto, o ideal é implementar um planejamento eficiente de compliance fiscal. Você sabe o que é e como isso funciona?

Em resumo, compliance fiscal é um método. Ele permite demonstrar que a empresa está em dia com suas obrigações fiscais. Esse termo, compliance, vem do inglês e quer dizer conformidade. Trata-se de um conjunto de disciplinas que visam o cumprimento das normas legais de determinada atividade. Também tem a ver com as políticas estabelecidas por uma organização.

O importante é que as empresas busquem sempre implementar um programa efetivo de compliance fiscal. Isso é útil em relação a:

  • otimização de gastos;
  • controle de tributos;
  • melhora de processos internos.

No geral, o compliance permite que a empresa adquira uma visão gerencial sobre a contabilidade e cria meios para que ela tenha uma tomada de decisão mais eficiente. É por esse motivo que, neste texto, nós trataremos da importância do compliance fiscal e mostrar como ele deve ser implementado. Confira.

A importância do compliance fiscal para empresas

O compliance fiscal é de grande utilidade. Graças a ele é possível garantir conformidade com as obrigações fiscais de uma organização. Isso é fundamental para evitar problemas com o fisco em um cenário cada vez mais perigoso para o empreendedor. Vale lembrar que o chamado “custo Brasil” ainda é elevado, sendo considerado um dos maiores problemas do país.

Além disso, a implementação de um programa de compliance fiscal pode trazer uma série de benefícios. Especialmente para a saúde financeira da empresa. Entre outros, podemos citar:

  • otimização dos gastos;
  • diminuição da burocracia no dia a dia;
  • a própria evolução dos processos internos, fornecendo uma visão gerencial sobre a contabilidade.

Também podemos dizer que o compliance permite à organização desenvolver um planejamento societário de qualidade. Em alguns casos, até o planejamento sucessório, considerando situações em que é necessário preparar a empresa para uma eventual fusão ou aquisição.

Em resumo, o compliance fiscal é muito importante para as empresas. Ele é um recurso que as ajuda a ficar em dia com as suas obrigações fiscais. Além disso, é o compliance fiscal que traz vários benefícios capazes de auxiliar a empresa em busca de melhores resultados e consequente crescimento.

Os riscos de não ter compliance fiscal

Não trabalhar com o compliance fiscal pode trazer vários riscos para uma organização. O primeiro e mais óbvio deles é a falta de controle sobre a questão fiscal. Se a empresa não estiver conforme todas as suas obrigações fiscais, ela pode enfrentar problemas com o fisco. Assim, ela fica sujeita a penalidades e multas por erros de cálculo ou outras inconformidades. Isso pode abalar seriamente sua saúde financeira e, em casos extremos, levar à falência.

Além disso, sem um programa de compliance fiscal eficiente, a empresa pode ter dificuldades em otimizar seus gastos e processos internos. Isso geralmente resulta em uma tomada de decisão menos eficiente por parte dos responsáveis. Pior ainda quando esse cenário impede o crescimento e a prosperidade do negócio. Fato é que, sem o controle adequado sobre suas finanças e obrigações fiscais, os gestores podem tomar decisões equivocadas que geram prejuízos para a empresa.

Em resumo, ignorar o compliance fiscal pode trazer vários riscos. Entre eles estão problemas com o fisco, além de penalidades e multas.

Portanto, é fundamental para qualquer empresa, que consiga implementar um programa de compliance fiscal eficiente. É isso que pode garantir sua conformidade com todas as suas obrigações fiscais e evitar os temidos riscos.

Leia mais: Saúde financeira da empresa: Como manter? Confira as 5 dicas!

Dicas para implementar um programa de compliance fiscal

A realidade é que, no mundo dos negócios, o sucesso de uma empresa costuma depender de muitos fatores. Um deles é o controle sobre a questão legal, que pode ser determinante para garantir a conformidade com todas as obrigações e evitar problemas com o fisco. A questão que fica é: como implementar um programa de compliance fiscal eficiente e viável? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Conte com bons parceiros contábeis

Um dos primeiros passos para implementar um programa de compliance fiscal eficiente é contar com bons parceiros contábeis. O motivo é que esses profissionais podem ajudar a empresa a entender suas obrigações fiscais. Também costumam ser muito úteis para dar vida a um programa de compliance fiscal que atenda às necessidades do negócio.

Em resumo, é importante contar com a ajuda de parceiros contábeis experientes para ter a segurança de agir conforme o conhecimento deles.

Invista em tecnologia e sistemas

Outra dica importante é investir em tecnologia e sistemas. Atualmente, se faz cada vez mais relevante automatizar e controlar os processos fiscais internos.

No mercado, existem diversos sistemas capazes de calcular e validar as informações antes de entregá-las ao fisco, além de monitorar as normas e os prazos de entrega. Por isso, pensar nesse tipo de investimento é uma ideia interessante que costuma ser de excelente relação entre custo benefício.

Além disso, é importante que esses sistemas sejam integrados com os principais ERPs de mercado. Isso pode garantir uma troca de informações eficiente.

Estabeleça uma cultura de compliance

Também é importante estabelecer uma cultura de compliance na empresa. Isso significa garantir que todos os funcionários entendam a importância do compliance fiscal e estejam comprometidos em seguir as normas e regulamentos.

Para tanto, podem ser realizados treinamentos e campanhas de conscientização recorrentes A ideia é educar os funcionários sobre o assunto.

Em resumo, implementar um programa de compliance fiscal pode ser um desafio. Entretanto, seguindo essas dicas, é possível garantir que a empresa esteja conforme todas as suas obrigações fiscais e trazer vários benefícios que podem ajudá-la a crescer e prosperar.

Procure viabilizar um programa de compliance fiscal eficiente. Garantindo isso, a tendência é que a questão fiscal deixe de ser um problema e se torne uma solução para a sua empresa.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (31) 3271-5531 ou chame a gente no clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp