Entenda o passo a passo para fazer corretamente a precificação de serviços

Precificar corretamente os serviços realizados potencializa o seu negócio, proporcionando maior competitividade no mercado

Precificar seus serviços pode ser uma tarefa delicada para as empresas.

Perguntas como: “Eu deveria cobrar mais caro ou mais barato do que meus concorrentes? O que devo considerar?” São perguntas típicas que surgem frequentemente no processo de definição de preços de serviços.

Hoje vamos analisar alguns aspectos relacionados à precificação de serviços e como implementá-los para sua empresa.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O que significa precificação de serviços?

A precificação de serviços considera o tipo de indústria, tentando estabelecer um valor que é atraente tanto para o comprador quanto para o operador comercial.

Mesmo assim, alguns elementos não são quantificáveis, o que pode tornar os preços bastante intrincados.

O preço dos serviços é um fator crítico em sua empresa, e é por isso que é tão essencial que ele seja feito tendo em mente todas as variáveis necessárias para evitar déficits em sua empresa.

Como tal, preços apropriados podem fornecer informações úteis a diversas divisões da empresa, desde o setor financeiro até a equipe de vendas.

Precificar seus serviços garante a você, e também a sua empresa, uma série de benefícios, como, por exemplo, padronização nos preços cobrados e facilidade na gestão comercial e financeira.

Leia mais: Agenda tributária 2023: o que você precisa saber?

Maneiras mais comuns de precificar serviços?

Definir o preço dos serviços requer que você considere as características específicas de seu negócio, já que não existe uma solução única para todos.

A maneira perfeita de realizar a precificação de serviços é garantir que ele se alinhe com seu plano de negócios e objetivos. Dê uma olhada nos métodos mais comuns:

  • Precificação com base nos custos;
  • Precificação com base na concorrência;
  • Precificação com base na demanda.

Esses três fatores podem ser cruciais na hora de precificar os serviços de sua empresa e, consequentemente, evitar que o faça de maneira indevida — a precificação incorreta dos serviços podem trazer prejuízos financeiros, além de afetar a visibilidade no mercado.

Mas, afinal, como calcular o valor do serviço?

Muitos empresários e profissionais que prestam serviços possuem diversas dúvidas sobre o que fazer para calcular o valor de suas atividades.

Afinal, a definição correta é determinante para seus resultados e desenvolvimento.

Para ajudá-lo na precificação de serviços, apresentamos as três principais estratégias para esse processo. Veja!

  1. Cobre pelo valor da hora;
  2. Realize a cobrança pelo pacote de serviços realizados;
  3. Utilize a combinação de preços — também chamada de combination pricing.

Passo a passo para realizar a precificação de serviços corretamente

Tendo percorrido todos os detalhes, agora é o momento de estudar a estratégia para realizar a precificação de serviços de sua empresa, garantindo que ela esteja à altura e consiga trabalhar de forma produtiva e econômica. Confira a seguir!

  • Registre os custos e despesas de sua empresa;
  • Considere o valor que o cliente se dispõe a pagar;
  • Estude o mercado e analise os preços cobrados pela concorrência;
  • Considere o valor agregado do seu serviço;
  • Utilize a tecnologia para auxiliar na rotina.

Vale destacar que contar com o apoio de especialistas pode facilitar na hora de precificar os seus serviços…

Contabilidade para prestadores de serviços

Utilizando um sistema de contabilidade para prestadores de serviços, você pode manter um registro de todos os aspectos numéricos relacionados às suas operações de serviços, tornando muito mais simples garantir a legalidade de seu negócio.

A ajuda experiente lhe facilitará aproveitar ao máximo seus recursos e permitirá que sua empresa se desenvolva de maneira sustentável.

Nossa equipe está comprometida com a obtenção de resultados, portanto procuramos maneiras de reduzir os gastos e aumentar as receitas para as organizações pelas quais somos responsáveis.

Vencendo a crise da COVID-19 a cada dia junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contdias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp