Foram reabertas as contratações de empréstimos, por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Serão destinados R$ 25 bilhões em recursos para apoiar o fortalecimento dos negócios, que enfrentam dificuldades por conta da Covid-19. Em 2021, a concessão de créditos ocorrerá até 31 de dezembro. Para os próximos anos serão definidos novos cronogramas.
Pronampe
O Pronampe foi transformado em permanente por meio de lei em junho de 2021. Uma das novidades dessa nova etapa do programa é que os empresários terão mais tempo para pagar o financiamento.
Carência
De acordo com o Ministério da Economia, a carência, que é o prazo para começar a pagar, foi ampliada de 8 meses para 11 meses. E o prazo total para as empresas quitarem o empréstimo passou de 36 meses para 48 meses.
Setores de Eventos
De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia, Michael Dantas, 20% dos recursos disponibilizados pelo programa serão para empresas que se enquadram em setores de eventos.
“Tais setores têm sofrido brutalmente com a crise, pois, diferente de bares ou restaurantes, que ainda conseguem abrir a meia capacidade, em horário limitado, esse setor de eventos não tem tido nenhum tipo de atividade econômica. E é um setor altamente empregador no país”, explicou.
Aplicação dos recursos
As micro e pequenas empresas podem usar o recurso em investimentos e capital de giro, como para pagar salário, água, luz, aluguel, reposição de estoque e aquisição de máquinas e equipamentos. O dinheiro não pode ser usado para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.
De acordo com o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 50% dos empregos no país.
Quem pode participar?
A linha de crédito do Pronampe está disponível para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano de 2020.
A empresa deverá estar em situação de regularidade junto à seguridade social.
Deve manter a quantidade de funcionários, em número igual ou superior no período, que vai desde a contratação até 60 dias após a liberação do financiamento.
Condições
Veja abaixo as condições para ter direito ao Pronampe, de acordo com o Ministério da Economia:
- O prazo para pagamento é de 48 meses.
- A carência de 11 meses, já incluídos no prazo para pagamento. O prazo total da operação é de 48 meses.
- A taxa de juros é a Selic mais até 6% ao ano.
- O limite de contratação é de até 30% do faturamento de 2019 ou 2020, considerando o que for maior.
A Contabilidade Dias pode te ajudar a obter o crédito através do BDMG
Garanta já o acesso de sua MPE à oferta da linha de crédito mais barata do mercado com ajuda da Contabilidade Dias.
E mais: empresas lideradas por mulheres e empresas do setor do turismo, eventos, bares e restaurantes contam com condição diferenciada no BDMG!
Através de uma parceria com o BDMG, auxiliaremos os empresários que desejam obter empréstimo através do PRONAMPE. Somos correspondentes da referida instituição financeira e fomos um dos escolhidos para realizar essa operação com os interessados.
Se tiver interesse em fazer uma simulação do PRONAMPE, gentileza nos informar o nome e CNPJ da empresa, bem como o valor pleiteado do empréstimo, através do e-mail [email protected]
Sobre a Contdias
Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos.
Entre em contato já, podemos ajudar você!
Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (31) 3271-5531 ou chame a gente no clicando aqui.
Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!