A contabilidade para empreendedores é essencial, afinal, ela é necessária para garantir o sucesso do seu negócio. Dentro de uma empresa, a área de contabilidade atua ajudando na organização, metrificação, identificação e no registro de todos os dados econômicos do negócio.

No entanto, muitos empreendedores ainda não conseguem enxergar qual é a real relevância da contabilidade dentro da empresa. Bem como ela pode ajudar a manter o negócio lucrativo e sustentável no longo prazo.Por isso, preparamos esse conteúdo completo para você conferir tudo o que precisa saber sobre contabilidade para empreendedores!

Por que a contabilidade é importante para os negócios?

O processo de abertura de um novo negócio nunca é fácil. Afinal, dentre as várias responsabilidades de um empreendedor, uma das principais é, justamente, organizar toda a área contábil.Isso quer dizer que você deverá controlar e registrar todas as transações feitas pela sua empresa, pagamentos, impostos e movimentações do caixa. Assim como tudo o que diz respeito à entrada e saída de dinheiro.

Portanto, dentro da área de contabilidade estão inseridas todas as movimentações de dinheiro, incluindo as despesas tributárias e fiscais.

Como o sucesso de um negócio está ligado diretamente ao sucesso da gestão financeira, investir na contabilidade da sua empresa se torna uma chave essencial para crescer.

Se você, empreendedor, possuir as noções mais básicas de contabilidade, isso já te dará uma vantagem bem grande no início da sua jornada, ajudando a desenvolver habilidades que evitarão várias falhas muito simples e comuns dentro das empresas.

Leia mais: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

O que a contabilidade faz?

Em resumo, a contabilidade trabalha com os números econômicos, responsabilidades fiscais e tributárias e cuida do desempenho financeiro da sua empresa.

É por isso que dentro da contabilidade empresarial, todas as informações sobre as operações financeiras e movimentações de dinheiro devem ser registradas.

Depois, o conjunto desses dados contábeis trabalham para ajudar os gestores do negócio a tomarem as melhores decisões.

Outra função da contabilidade, além de assessorar na tomada de decisão e ajudar nos cálculos de uma empresa, é permitir a visualização do quadro geral de desempenho.

Desse modo, através das informações que a contabilidade consegue te oferecer e dos relatórios feitos, você consegue visualizar de forma mais simples, se o seu negócio está crescendo, estagnado, regredindo, e onde estão os possíveis pontos de ajuste.

Claro, não podemos esquecer do papel crucial de manter seu negócio em dia com a Receita Federal e demais órgãos.

Como fazer a organização da contabilidade no negócio?

Antes de tudo, o primeiro passo da contabilidade para empreendedores é conseguir organizar as informações do negócio.

Para isso, você pode começar a focar e prestar atenção em alguns pontos que são muito importantes na sua empresa, e que devemos acompanhar constantemente. Confira quais são eles:

Controle do fluxo de caixa

Dentro de qualquer estratégia de contabilidade empresarial, está incluso o acompanhamento do fluxo de caixa. Ou seja, do registro de todas as despesas e receitas que o seu negócio teve em um determinado período.

Para elaborar um fluxo de caixa completo, anote todas as saídas e entradas de recursos da empresa.

Na internet, você consegue encontrar algumas opções de planilhas prontas de contabilidade para empreendedores, que podem te auxiliar bastante nesse processo.

Com as informações dessa planilha, você conseguirá realizar previsões muito mais certeiras, e entender como está acontecendo a movimentação financeira completa do seu negócio.

Para garantir assertividade nos dados, o ideal é que você utilize um CRM de vendas, que costuma já servir para controlar o seu estoque. E ainda somar, de forma automática, todas as vendas realizadas, faturamento e o lucro.

Portanto, a nossa primeira dica de contabilidade para empreendedores, é ter um CRM que consiga simplificar e unificar todo o seu trabalho, deixando todo o processo diário mais fácil.

Organize os pagamentos

Outro ponto que precisa ter atenção e acompanhamento, é a organização de pagamentos. Ou seja, anotar todas as contas que você tem que pagar, e sempre registrar qual é a data de vencimento.

Essas anotações devem ser feitas para qualquer conta ou compra feita com o dinheiro da empresa. Fazendo isso, você dificilmente se esquecerá de pagar alguma pendência.

Sabe quando você monta uma planilha com a data de vencimento das suas contas mensais, justamente para não esquecer de paga e ter que arcar com os juros? Então, a ideia aqui é a mesma.

Mas, além das contas, recomendamos que você anote todos os gastos que realizou com o dinheiro da empresa também. Isso vai desde o pagamento de grandes fornecedores, até o cafezinho que você deixa no escritório para receber os clientes.

No final, temos certeza que esse controle dos gastos te mostrará pontos em que você pode começar a economizar mais, afetando diretamente no seu lucro depois.

Acompanhar o estoque

Ficar de olho no seu estoque é outro hábito que ajuda a manter a saúde e lucratividade do seu negócio no longo prazo.

É muito importante que você sempre fique atento ao perfil de consumo dos seus clientes, às novas tendências do mercado e às sazonalidades. Dessa forma, é possível antecipar o seu estoque, e evitar perder dinheiro.

Sempre elaborar o seu DRE e Balanço Patrimonial

Por fim, mais uma dica de contabilidade para empreendedores que te ajudará muito na organização contábil do seu negócio, é investir tempo na elaboração correta do seu Balanço Patrimonial, e do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Esses dois documentos são essenciais para a tomada de decisão, pois eles oferecem um panorama geral da sua empresa dentro de um período de tempo. E ajuda a gerar insights para melhorar o desempenho do negócio nos próximos meses.

Portanto, é muito importante elaborar esses relatórios da forma correta. Pois ambos são pilares fundamentais para a análise financeira da empresa.

Dicas de contabilidade para empreendedores

Quando falamos que o empreendedor precisa ter conhecimento de contabilidade, não queremos dizer que você precisa ser um expert para ter sucesso. Mas sim que é essencial ter noção de como atuar, para não perder dinheiro no longo prazo.

Algumas tarefas de contabilidade só podem ser feitas por contadores, sendo que você pode procurar um de confiança, para ter assessoria quando necessário.

Mas, da sua parte, é muito importante que, desde cedo, você tenha o costume de controlar os recebimentos dos clientes, as dívidas que você possui, o que tem a receber, as próximas pendências, assim como todo o movimento de entrada e saída de dinheiro.

Para isso, a nossa dica principal é que você sempre alimente uma planilha com todas essas informações, tanto das suas contas, como das contas dos seus clientes.

Se você atua com compras parceladas e empréstimo de crédito, por exemplo, é essencial que, na planilha, além de tudo o que já comentamos, você adicione uma aba para controlar apenas as informações desses clientes que realizaram compras parceladas, ou pegaram empréstimos com você.

Outra dica é procurar por um sistema de cobrança eficiente. Afinal, sempre haverá cliente que não arca com as suas dívidas.

Uma terceira dica de contabilidade para empreendedores, é sempre gerenciar os pagamentos dos funcionários do negócio pelas leis trabalhistas.

Desse modo, sempre entregue o demonstrativo de pagamento (mostrando o salário e os descontos), pagar o FGCT e o INSS em dia, e ter uma cópia dos documentos vinculada à folha de pagamento.

Passo a passo para uma estratégia contábil eficiente

Agora que você já está entendendo a importância e o impacto da contabilidade no resultado do seu negócio no longo prazo, confira um passo a passo simples de como estruturar a sua estratégia contábil.

Separar as suas contas das contas da empresa

O primeiro passo para ter uma contabilidade eficiente no seu negócio, é não misturar as suas contas e renda pessoal, com as da empresa.

Se você não separar uma coisa da outra, nunca será possível determinar qual é a sua real renda, e como anda o lucro da empresa.

Isso que pode acabar distorcendo os dados e informações, impactando diretamente no resultado do seu negócio, e levando à tomada de decisão equivocada.

Realize a análise dos dados de forma periódica

Ao investir na contabilidade para a sua empresa, você terá à disposição vários dados e informações que são fundamentais, e que poderá usar de forma estratégica.

Portanto, além de fazer a coleta dessas informações, realizar análises periódicas desses dados é muito importante para que você saiba quais decisões tomar, e o que é possível melhorar no seu negócio.

Elabore relatórios contábeis

Como comentamos mais acima, somente ter os dados à disposição não é suficiente. Se você gastou sem tempo organizando várias informações financeiras, então, é muito importante que você tire um tempo para analisar todos os dados.

Sempre elaborar relatórios contábeis, e comparar os resultados dos períodos, são estratégias que podem te ajudar a visualizar bem melhor o desempenho da sua empresa.

Além disso, eles ajudam a visualizar onde estão os possíveis gargalos, que impedem que o seu negócio cresça ainda mais.

Peça a ajuda de profissionais

Saber o básico de contabilidade para empreendedores é, sim, uma obrigação sua como empreendedor. Mas sabemos que algumas atividades de contabilidade podem ser bem difíceis, principalmente se você nunca estudou sobre o assunto.

Portanto, se você tiver dúvidas em questões como cálculos de impostos, é possível pedir a ajuda de um contador profissional. Ele te auxiliará a fazer o planejamento tributário da sua empresa da forma correta.

Sobre a Contdias

Criada há mais de 40 anos, a Contdias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contdias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (31) 3271-5531 ou chame a gente no clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

× WhatsApp